Esse curso visa capacitar os profissionais da área à prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção em espaços confinados, de acordo com a Norma Regulamentar de nº 33 que como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
A NR-33 no seu item 33.3.5.1 afirma que: – É vedada a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.
CURSO INCIAL E PERIÓDICO PARA TRABALHADOR E VIGIA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-
a) Definições;
– (Espaços Confinados – conceitos básicos NR33 – NBR14787 / 14606 – Portaria 1409/12).
-
b) Reconhecimento, Avaliação e Controle de Riscos;
– (Riscos Atmosféricos, Atmosfera IPVS, identificação dos espaços confinados, variações e
formatos e motivos de entradas).
-
c) Funcionamento dos Equipamentos Utilizados;
– (movimentadores de pessoas, cinturões, cabos e cordas, ferragens, equipamento de proteção
respiratória, equipamentos de resgate).
-
d) Procedimentos e Utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; e
– (Responsabilidades operacionais dos trabalhadores, vigias e supervisores de entrada).
-
e) Noções Básicas de Resgate e Primeiros Socorros;
-
– Noções de toxicologia industrial – Toxicidade – contaminação aguda, crônica, local e sistêmica – Classificações de substâncias tóxicas, Vias de absorção;
-
– Exercícios Práticos.
CURSO INICIAL E PERIÓDICO PARA SUPERVISOR DE ESPAÇO CONFINADO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
33.3.5.4
a) Definições; – (Espaços Confinados – conceitos básicos NR33 – NBR14787 / 14606 – Portaria 1409/12).
b) Reconhecimento, Avaliação e Controle de Riscos; – (Riscos Atmosféricos, Atmosfera IPVS, identificação dos espaços confinados, variações e formatos e motivos de entradas).
c) Funcionamento dos Equipamentos Utilizados; – (movimentadores de pessoas, cinturões, cabos e cordas, ferragens, equipamento de proteção respiratória, equipamentos de resgate).
d) Procedimentos e Utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; e – (Responsabilidades operacionais dos trabalhadores, vigias e supervisores de entrada).
e) Noções Básicas de Resgate e Primeiros Socorros;
– Noções de toxicologia industrial – Toxicidade – contaminação aguda, crônica, local e sistêmica – Classificações de substâncias tóxicas, Vias de absorção.
33.3.5.5
a) identificação dos espaços confinados;
b) critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos;
c) conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados;
d) legislação de segurança e saúde no trabalho;
e) programa de proteção respiratória;
f) área classificada; e
g) operações de salvamento.
curso de nr.33, curso de nr33, espaço confinado, curso de nr 33 espaço confinado, periódico de nr33, nr 33, reciclagem de nr33, treinamento de nr 33 espaço confinado, Vale do Paraíba, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Guararema, Santa Branca, Jacareí, Arujá, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Atibaia, Bragança Paulista, Igaratá, Nazaré Paulista, Mairiporã, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Campos do Jordão, Pinda, Pindamonhangaba, Cruzeiro, Lorena, Cachoeira Paulista, Queluz, Cunha, Piquete, Itajubá, Pouso Alegre, Sul de Minas, Poços de Caldas, Resende, Volta Redonda, Angra dos Reis, São Lourenço, Guaratinguetá, Guara, Tremembé, São Miguel Paulista, Itaquaquecetuba, Poá, Paraty,